Expressionismo
O movimento artístico expressionista abrange a
expressão dos sentimentos e das emoções. O expressionismo mostra o lado
pessimista da vida, a face oculta da modernização, o isolamento, a alienação,
fazendo com que os artistas fossem capaz de sintonizar os sentimentos mais
profundos das pessoas, tornando a angústia a principal característica do
movimento.
O objetivo do expressionismo é tornar importante o impacto emocional do
expectador, deixando os temas distorcidos e exagerados, fazendo com que as
emoções sejam representadas sem existir uma obrigação com a realidade externa,
mas sim com a natureza interna e as impressões causadas no expectador.
Cinema expressionista
O expressionismo se constituiu em grande área
como a arquitetura, artes plásticas, literatura, música, teatro, dança,
fotografia, cinema, etc. O cinema expressionista teve seu início após a
Primeira Guerra Mundial. A junção da expressão emocional e da distorção do
expressionismo foi o ápice para a linguagem cinematográfica, tendo a ajuda e
contribuição do teatro com inovações cênicas, sendo adaptadas para o cinema.
Essa área expressionista teve 5 etapas: o
expressionismo puro (chamado de "Caligarismo"), neorromantismo (de
Murnau), realismo crítico (Pabst, Siodmak, Lúpu Pick), sincretismo (de Lang) e
naturalismo (de Kammerspielfilm).
Exemplos de filmes:
O clássico de horror é a origem do estilo
expressionista do cinema, Dr. Caligari é um misterioso hipnotizador, que chega
acompanhado do sonâmbulo Cesare, que, supostamente estaria adormecido há 23
anos. A noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões fatais
do seu mestre.
- Metropolis, de Fritz Lang (1927)
Grande obra-prima do expressionismo alemão, o
filme utiliza seu visual esplêndido e sua história cativante para debater,
ainda nos anos 20, a questão da desigualdade social, escancarando os problemas
do capitalismo.
Metropolis é uma mega cidade no ano de 2026 onde
os poderosos vivem na superfície enquanto os operários trabalham duramente para
manter o funcionamento local na chamada “cidade dos operários". O
governador local solicita ao inventor Rotwang, o desenvolvimento de um robô,
buscando substituir o trabalho humano no futuro. Paralelamente, Maria, uma
espécie de líder espiritual, fala aos operários sobre a vinda de um mediador
que irá salvá-los e pede que eles evitem o uso da violência. Mas o robô de
Rotwang assumirá a forma de Maria para semear a discórdia entre eles. Só que o
governador não imaginava que seu filho Freder Fredersen iria se apaixonar por
Maria.
O filme estabeleceu o padrão visual para o gênero
ficção-científica, misturando todo este visual estilizado às características do
cinema expressionista.
As característica dos filmes
basicamente remete à força psicológica através de cores fortes e puras, em
formas retorcidas e na composição agressiva. Assim como o uso da iluminação nos
filmes não importavam muito pois era alteradas de propósito.
qual a fonte?
ResponderExcluirfiquei em dúvida - o texto é original?
eSpectador