sábado, 3 de março de 2012

Primeiros Cinemas Curitibanos

No ano de 1904, Francisco Serrador montou o primeiro cinema curitibano no Parque Coliseu Curitibano, no qual proporcionava diversões desde 1902. Joaquim Taborda Ribas montara, por volta dos anos 20, o Cine Mignon, no qual era sublocado, em partes, por Antonio Mattos Azeredo, que depois explorou o Cine Glória, Cine Odeon, o Cine Imperial, que depois da Segunda Guerra Mundial, passara a se chamar Cine Vitória, voltando a se chamar Cine Ritz depois de um certo tempo.

Na década de 10, Annibal Requião instalou o Cine Smart e Francisco Zanicotti abrira o Cine Central, que depois passaria a se chamar Cine Éder, associado com Domingos Foggiato, depois o Cine América e o primeiro cinema do centro da cidade, Cine Floriano. E em 1919, a Sociedade Morgenau colocava cadeiras em seu imenso salão, juntamente com um projetor, e fazia sessões de cinema, que ajudou a crescer a indústria cinematográfica da cidade.
Ainda na década de 20, a 'Cinelândia Curitibana' era nada mais que um complexo de cinemas construído na Rua XV de Novembro e Avenida Luiz Xavier (atualmente a Rua das Flores). Desde a construção do Palácio Avenida, no qual se inaugurou o 'Cine Avenida', em 1929, outros cinemas foram criados, como o 'Cine Ópera' em 1941, 'Cine Palácio' e 'Cine Odeon'. A Av. Luiz Xavier e a Rua XV ficaram muito conhecidas no período nobre do cinema até a metade dos anos 70. A área se tornou ponto de encontro social e cultural da época, entrando em declínio nos anos 80. Atualmente, apesar da área ter sido restaurada, o cinema do Palácio Avenida já deixou de existir, sendo, agora, sede de um banco privado e, nos finais de ano, palco para espetáculos de Natal.

Cine Odeon

Cine Smart

Cine Mignon ficava anexo ao Café Brasil

Cine Central.

"Cinelândia Curitibana"

Cine Ópera

Cine Ritz, onde hoje está localizada a Galeria Ritz.

Cine Avenida por dentro.




Fontes:







2 comentários: